Tendu - dicas importantes
Vamos falar sobre o tendu (pronuncia-se “tandí”), que é um dos principais passos do ballet, junto com o plié, pois todos os outros passos terão um tendu ou/e plié nele.
Tendu quer dizer “esticado”, por isso a primeira coisa que você precisa saber é que se deve manter muito bem esticado o joelho e o pé, ao máximo que conseguir!
Uma dica diferente que quero dar é: coloque-se na postura de ballet, rotacionando toda a sua coxa para fora, fazendo esforço para posicionar as pernas en dehors; “Feche o zíper” do abdome para encaixar a postura; Ao tirar o tendu devant (para frente), você deve prestar atenção para manter a perna de base na rotação en dehor; Com a perna do movimento, comece o tendu mostrando o calcanhar primeiro, até chegar à ponta do pé.
Quando os professores dizem para “deixarmos o corpo para cima”, querem dizer que, ao longo do passo, devemos continuar fazendo as forças de rotação de pernas, e essa força traz a postura para cima! O corpo todo deve estar comprometido com o passo, e não só os pés.
É muito frequente que, ao realizar o tendu, a bailarina relaxe a perna de base, desalinhando o tronco e o quadril. Para que isso não aconteça, deixe seu corpo todo comprometido: faça o tendu devant com a postura “para cima”.
Veja o vídeo para entender melhor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário