Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Ballet tem que começar de criança pequena?

 _ "Ballet tem que começar de criança pequena"


_ "Ballet é coisa de criança"


_ "Ballet é para meninas"


     Quem nunca ouviu algumas dessas frases de algum amigo ou alguém da sua família? Muitas vezes, a pessoa que falou isso a você, ouviu de sua própria mãe, no passado. Com certeza não ouviu de uma autoridade no ballet! Essas falsas crenças, muitas vezes desencorajaram pessoas a aprender a arte do ballet clássico, a fazer uma atividade artística prazerosa e até mesmo acabaram com sonhos.


     Hoje em dia, temos muito acesso à informação e por isso podemos nos consultar com excelentes profissionais e conhecer histórias de pessoas comuns (homens, mulheres, rapazes e também crianças pequenas) que vivem intensamente sua paixão pela dança.


     A professora Renata Sanches* explica quais os benefícios que a dança pode proporcionar em cada fase da vida:


     "Para as crianças de 3, 4 e 5 anos  temos como objetivos contribuir através da dança para o desenvolvimento global da criança, para a construção de sua autonomia e para sua formação como pessoa sensível, criativa e transformadora. Desenvolver sua sociabilidade; encorajar o controle e conhecimento do seu corpo, de seu corpo em relação ao outro e também em relação ao espaço; facilitar o entendimento da relação entre música, ritmo e movimento. As aulas de baby ballet são semanais de até 45 minutos. Todas as atividades são lúdicas e usamos bastante material didático de apoio para dar suporte ao aprendizado.


     As crianças de 6, 7 e 8 anos vivem uma fase autônoma quanto à sua própria higiene e quanto a vestir-se, calçar-se. Desenvolvem a coordenação motora fina e têm grande interesse pela linguagem e pelo aprendizado, em geral. É nessa fase que o ballet contribui na sua formação enquanto indivíduo sensível, crítico, criativo, transformador. Inspira um senso de confiança física e mental; Contribui na consolidação da lateralidade, noção espacial e corporal de si e em relação ao outro e ao espaço; Inspira o gosto pelas artes cênicas. As aulas de ballet nessa idade acontecem duas vezes por semana com 1 hora de duração cada. Utilizamos material didático de apoio e realizamos atividades lúdicas. Começamos a introduzir o uso da "barra de ballet" e intensificamos o trabalho técnico e também criativo.


     Entre os 9 e os 12 anos acontecem muitas mudanças importantes, que não só consolidam o que foi adquirido nas outras fases do desenvolvimento infantil, como também implicam em novas aquisições intelectuais, psicológicas e sociais. Conforme o pensamento lógico é fortalecido e torna-se mais estável, a criança consegue compreender melhor a linguagem técnica do ballet clássico. É um ótimo momento para começar a aprender ballet. Nessa fase a criança já opta por se dedicar à atividade por conta própria, demonstra interesse específico por essa arte. As aulas de ballet nessa fase objetivam a construção técnica e artística do bailarino e na evolução do aprendizado dos passos. Introduzimos a criança a conteúdos de ballet de repertório. A partir de 11 anos é possível (mediante avaliação) iniciar no uso das sapatilhas de ponta. As aulas para essa idade podem acontecer 2 vezes por semana ou até 6 vezes por semana conforme objetivo artístico do aluno. 


     Durante a adolescência, o grupo de colegas começa a substituir a família como o principal foco social da criança. Grupos de colegas adolescentes são com frequência estabelecidos devido a distinções em termos de vestuário, aparência, atitudes, passatempos, interesses e outras características que podem parecer profundas ou triviais para quem está de fora. Dedicar-se ao ballet nesta fase é uma forma saudável de socialização, de buscar por grupos de interesses comuns, de fazer uma atividade física e artística ao mesmo tempo. Quando fazemos amigos no ballet na adolescência, ganhamos amigos para toda a vida. As aulas para essa idade têm duração de 1h e 30 minutos, podendo ser de 2x por semana até 6x, dependendo dos objetivos artísticos do aluno. Nessa idade o adolescente também demonstra interesse pela dança contemporânea, uma dança mais livre, com bastante técnica de chão (movimentos no solo) e improvisação. No ballet adolescentes o uso de sapatilhas de pontas é intensificado e as alunas já conseguem dançar nas pontas em apresentações. Os alunos são capazes de dançar variações de repertório clássico e coreografias livres com grande artisticidade. Nessa fase desenvolvem confiança física e mental e apresentam-se ao público com desenvoltura. 


    Na fase adulta é muito importante para a saúde do corpo e da mente fazer uma atividade física e prazerosa. O ballet clássico e a dança contemporânea podem ajudar adultos de todas as idades a desenvolver a auto-confiança, estimular a memória e a coordenação motora.  Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer. Você sabia que é possível começar o ballet clássico quando adulta mesmo que você não tenha nenhuma experiência anterior? No Estúdio Renata Sanches em parceria com o Unique temos vários alunos que podem confirmar. Estamos montando uma nova turma começando do zero, inclusive. As aulas de ballet adulto são geralmente de 1h e 30 minutos e o aconselhável é praticar 2 ou 3x por semana, complementando com a dança contemporânea.


     Além dos benefícios que a dança traz em cada fase da vida, em qualquer idade vamos conseguir ainda: músculos fortalecidos, sistema cardiorespiratório mais resistente, melhora da postura e flexibilidade e favorecimento da perda de calorias."


     E você? O que está esperando para iniciar nessa arte?


     O Estúdio Renata Sanches e o Unique espaço integrado estão preparados, seguindo todos os protocolos de sanitização e distanciamento para receber você e sua família com toda a segurança para as aulas. Alunos, funcionários, professores e familiares do Pollux tem desconto de 5% em qualquer atividade. Consulte os cursos nas imagens abaixo. 


Confira maiores detalhes em nosso site e redes sociais


https://www.estudiorenatasanches.com.br/


https://www.facebook.com/estudiorenatasanches


https://www.instagram.com/invites/contact/?i=ird89c8xy7q1&utm_content=4kp5qhp


https://api.whatsapp.com/send?phone=551145629781 (Whatsapp)




*Renata Sanches - Proprietária no Estúdio Renata Sanches


Formada em "Licenciatura em Dança" e "Bacharelado em Dança", ambos os cursos pela UNICAMP, em 1998.


Especializada em site-specifc & performance pela CalArts - 2014


Cursou a extensão "Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para tempos de mudanças" pela PUCRS - 2020


Dedicou sua vida toda a essa arte, como bailarina, coreógrafa, professora e proprietária de escola de dança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário