O corpo nunca entra em férias. Se não estiver treinando está regredindo. Parece cruel mas é simplesmente a natureza humana. Costumo dizer às minhas alunas que a TÉCNICA do ballet é como andar de bicicleta: uma vez que você aprendeu, nunca vai esquecer. Mesmo que se passem anos e ela esteja adormecida, ela volta com um mês de aula, mais ou menos. PORÉM, seu condicionamento físico (que envolve força, alongamento, "fôlego", enfim: tudo! Hahaha) se perde em uma semana. É por isso que na semana entre o Natal e o Réveillon nós bailarinos nos deparamos com um problema: como manter a forma? Alguns cuidados simples vão fazer toda a diferença, veja abaixo minhas dicas:
- aproveite as festas comendo e bebendo como se fosse um dia normal. Coma apenas se estiver com fome.
- lembre-se de tomar muita água pois além de hidratar-se com saúde, isso vai reduzir seu desejo de beber refrigerantes e outras bebidas cheias de açúcar e calorias.
- aproveite a família, a praia, o campo, a tv, o vídeo game nessas duas semaninhas de férias coletivas. Aproveite sem culpa! Afinal as escolas e academias estão fechadas mesmo.
- depois disso aproveite o mês de janeiro para fazer cursos de férias, cursos intensivos. Esse momento você vai usar para melhorar a sua técnica, aperfeiçoar-se, conhecer novos professores e ouvir outras dicas e correções.
- volte à rotina no dia 1º de fevereiro. Não espere passar o carnaval.
Sei que muitas leitoras e leitores/ seguidores do blog moram em cidades do Brasil que não têm escolas que oferecem bons cursos. Se o ballet, a dança é importante para você, considere fazer uma viagem nas suas próximas férias especialmente para fazer um curso. Você merece!
Tenham todos uma excelente passagem de ano!