Projeto Social

Seja um parceiro e apoiador desse projeto
Professora Renata Sanches - BALLET busca empresas e pessoas físicas que queiram financiar o projeto. 


Doações e Contrapartidas:

- Doe Figurinos com tutu para o acervo do projeto/ receba nosso agradecimento formal,
- Doe Meias, sapatilhas, collants em bom estado (para serem entregues às crianças e usadas em aula)/ receba nosso agradecimento formal,
- Doe R$25 ou mais/ receba nosso agradecimento formal impresso em programa,
- Apadrinhe uma ou mais crianças  com R$200 ou mais/ receba nosso agradecimento formal impresso e as fotos do projeto para download,
- Patrocine com R$500 ou mais e tenha a marca da sua empresa impressa no programa do espetáculo, receba nosso agradecimento formal e fotos para download, 
- Patrocine com R$2000 ou mais e passe um vídeo-comercial da sua empresa antes do espetáculo, tenha sua marca em destaque no nosso programa, receba nosso agradecimento formal impresso e fotos para download,
Todo o valor arrecadado será investido no projeto em forma de: 
  • uniforme: collants, meias e sapatilhas para as crianças
  • figurino do espetáculo de final de ano das crianças (estamos montando um acervo para que os figurinos possam ser reutilizados em outros espetáculos do projeto) 
  • produção do espetáculo de final de ano
  • divulgação do projeto nas escolas a fim de preencher todas as vagas
  • pagamento de professora assistente
Informações: contato@professorarenata.com.br

Assista ao vídeo de 2014


Espetáculo 2015:
Data: 08/11/2015
Hora: 15horas
Local: Teatro Carlos Zara - CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antonio E. Garcia, 1870
Este ano estamos em parceria com o projeto História na Música e estaremos apresentando a suíte número 2 do Bach para flauta. As crianças do projeto dividirão o palco com bailarinos e com músicos profissionais. Ao final do evento todas receberão certificado de conclusão de nível.

Sobre o Projeto:

Professora Renata Sanches - BALLET em parceria com o CEU Butantã (gestão de educação e cultura) oferece aulas gratuitas de ballet a crianças da comunidade local. O público é formado em sua maioria por meninas que estudam na escola do CEU Butantã, mas atinge também crianças matriculadas em outras escolas públicas da região. São 40 vagas distribuídas em duas turmas, sendo uma para crianças de 4, 5 e 6 anos e outra para crianças de 7, 8, 9 e 10 anos. Estamos fechando o ano de 2015 com 43 crianças se apresentando!


Professora Renata Sanches -
BALLET
Rua Martinho Claro, 510, Butantã
contato@professorarenata.com.br 4562-9781 e 97251-4343
Projeto Oficina de Ballet Clássico em parceria
com o CEU Butantã/ Gestão de Cultura




OBJETIVOS:
contribuir para a formação de pessoas mais sensíveis, críticas, criativas e transformadoras.
* encorajar a disciplina, controle e consciência corporal
desenvolver os aspectos sociais
* contribuir para uma boa postura e desenvoltura corporal
* entender a relação entre música, rítmo e movimento controlado
* ensinar-lhes o gosto pelas artes, em especial o ballet
* Estimular a auto-confiança

MÓDULO 1 (crianças de 4, 5 e 6 anos) - Destinado aos alunos da EMEI

Carga horária: 1h semanal

Local: sala de dança do CEU Butantã
Apresentação dos resultados: dia 8/11/15, às 15:00h no teatro Cralos Zara - CEU Butantã.
Trabalharemos os objetivos propostos através de um programa de iniciação em ballet clássico¹ e em coreologia² desenvolvidos integrados. Serão
utilizadas estratégias lúdicas como jogos, brincadeiras, histórias e imagens do cotidiano e do imaginário da criança da educação infantil.
O repertório musical é composto por música erudita, cantigas de roda,
cantigas da educação infantil, músicas populares brasileiras e estrangeiras rigorosamente selecionadas.
Conteúdo técnico de coreologia:
Corpo: conhecer, conscientizar e explorar as possibilidades do tronco,
membros, cabeça e articulações.
Espaço: ampliar a noção espacial interna (do indivíduo) e externa (do
ambiente).
Dinâmicas: conhecer, diferenciar e misturar tempo, peso e fluência do
movimento.
Ritmo: dançando conforme a música, explorando os primeiros conceitos.
Relacionamentos: seu movimento em relação ao movimento do outro.
Ações: rodopiar, sacudir, correr, saltar, agachar, levantar, fechar, abrir.
Conteúdo técnico de ballet clássico:
Postura correta
Caminhadas e corridas estilizadas
Alongamento
Trabalho de força dos pés e pernas
1a, 2a e 6a posições dos pés
1o e 2o por de bras
Plié, tendu, pointé, temps lié, spring pointes, skips, grand battements,
galops, sautés, grant jeté.
Coreografia de apresentação (dança)


MÓDULO 2 (CRIANÇAS DE 7, 8, 9 e 10 ANOS) Destinado aos alunos da

EMEF
Carga horária: 1h semanal

Local: sala de dança do CEU Butantã
Apresentação dos resultados: dia 8/11/15, às 15:00h no teatro Carlos Zara - CEU Butantã.
Trabalharemos os objetivos propostos através de um programa
fundamentado na técnica do ballet clássico (método Vaganova), porém
adaptado à realidade das crianças do projeto. Consideraremos nesse caso a frequência de 1 hora semanal, além das características físicas e culturais.
Utilizaremos coreologia de maneira integrada ao ballet em estratégias que fazem uso de exercícios técnicos do ballet clássico com abordagem lúdica e exercícios de improvisação. Poderão haver jogos e brincadeiras que envolvam o corpo e a dança, porém, menos frequentes neste módulo. O repertório músical é composto por música erudita e popular arranjadas para os exercícios de ballet clássico. Utilizaremos músicas populares, folclóricas etc, porém com menos frequência do que no módulo 1.
Conteúdo técnico de ballet clássico:
Postura correta
Caminhadas e corridas estilizadas
Alongamento
Trabalho de força dos pés e pernas
Conhecimento das 5 posições dos pés e braços 
1a, 2a, 3a e 6a posições dos pés em exercícios técnicos executados na barra
(Plié, tendu, pointé, temps lié, rond de jambe)
1o, 2o, 3o e 4o por de bras de Vaganova,
Spring pointes, skips, grand battements, galops, sauté, echappé,
changement, temps levé, grant jeté.
Coreografia de apresentação (Dança).
Conteúdo técnico de coreologia (o mesmo do módulo 1, porém, com
estratégias mais adequadas às crianças do 1o ciclo do ensino fundamental):
Corpo: conhecer, conscientizar e explorar as possibilidades do tronco,
membros, cabeça e articulações.
Espaço: ampliar a noção espacial interna (do indivíduo) e externa (do
ambiente).
Dinâmicas: conhecer, diferenciar e misturar tempo, peso e fluência do
movimento
Ritmo: dançando conforme a música, explorando os primeiros conceitos.
Relacionamentos: seu movimento em relação ao movimento do outro.
Ações: rodopiar, sacudir, correr, saltar, agachar, levanter, fechar, abrir.

Notas:

1 - Ballet Clássico:
Dança criada na Itália por volta do ano de 1500, e desenvolvida na França
da rainha Catherine de Médices. Teve o Ballet Ópera de Paris como
principal companhia na França e as Companhias Ballets Russes, Bolshoi e
Kirov na Rússia. Técnica amplamente difundida no mundo vem sendo
constantemente revisada e aprimorada.
2 - Coreologia:
As unidades coreológicas foram propostas pelo educador inglês Rudolf Von
Laban (1879- 1958), e amplamente estudadas e atualizadas pela dançaeducadora
Isabel Marques e pela arte-educadora Regina Miranda, dançaeducadora
Débora Barreto e por muitos educadores brasileiros.


Professora Renata Sanches


Proprietária e diretora da escola “Professora Renata Sanches -BALLET”,

Professora de ballet autônoma da ST Nicholas School há 6 anos,
Foi contratada como professora de ballet das oficinas culturais da prefeitura de Araçariguama por 4 anos consecutivos,
Estudou Creating Site-Specific Dance and Performance WorksCreating Site-Specific Dance and Performance Workswith DistinctionValencia (Califórnia)
Formada em Licenciatura em Dança pela UNICAMP e Bacharelado em Dança também pela UNICAMP,
Estudou ballet clássico, contemporâneo, jazz e outras danças ao longo de toda a sua vida, com diversos mestres,
Como Dança-educadora integrou o grupo Espiral de Dança, Ensino e Pesquisa sob direção da professora mestra Débora Barreto,
Foi co-autora do artigo “Dançar educando ou Educar dançando?”… Publicado na revista Sinpro Cultura, do Sindicato dos professores de Campinas, em maio de 1999,
É bailarina profissional, ex-integrante dos Grupos: Omstrab, Sopro Cia e Dança e Sua Companhia de Dança, e hoje dança seus próprios trabalhos como bailarina independente e criadora da 2Lados Cia de Dança,
Tem ampla experiência como professora de ballet, jazz, contemporâneo e alongamento

ao longo de 22 anos lecionando em academias.














Nenhum comentário:

Postar um comentário