Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aula de Ballet - Sequência dos passos da barra

Trabalho na barra

Queridos alunos,
Atendendo a pedidos vou postar aqui, de uma maneira mais ou menos ilustrada, quais são os passos que vocês irão fazer na barra. Os movimentos (ou exercícios) são realizados na mesma ordem, em qualquer nível técnico em que você se encontre. O que vai mudar é o nível de dificuldade e as sequências de cada um deles. Essa ordem é pré estabelecida e é a mesma em qualquer lugar do mundo.
Dança é arte. Para realizar essa arte usamos nosso corpo como instrumento. Para afinar esse instrumento os bailarinos precisam de força, alongamento, condicionamento, além da interpretação e da técnica (entre outras coisas). O trabalho corporal consciente inicia com o aquecimento (ou movimentação das articulações com a finalidade de levar sangue aos músculos para prepará-los). Depois vem o alongamento. Estamos falando de alongamento suave, com a finalidade de dar elasticidade aos músculos. Então chegou a hora do trabalho técnico, de força e ensaios. Ao final de tudo, podemos fazer o alongamento mais puxado, com a finalidade de aumentar sua amplitude dos movimentos e por fim, o relaxamento.

Vamos falar agora especificamente sobre a barra de ballet.

0- Aquecimento (movimentos de alternância dos pés, rotações de cabeça, por de bras, etc são feitos nesse momento.
Plié

Tandu
1- Plié: flexão. Este é um dos movimentos mais importantes e necessários para a técnica do ballet. Primeiro exercício executado na barra, consiste numa pequena ou profunda flexão dos joelhos (demi ou grand plié), que é executada em todas as posições fundamentais. Aprendemos o plié no baby class e o fazemos por toda a vida. Alguns maitres dizem que conhece-se uma bailarina ao ver o seu plié.

2- Tandu: esticado. (Battement tendu). afastar a perna em exercício da outra perna, na direção desejada, arrastando o respectivo pé (glissé). Levantar primeiramente o calcanhar, em seguida a planta do pé, conservando a ponta apoiada no chão. Pernas e pés completamente esticados (degagé). Volta pelo mesmo caminho (joelho completamente estendido!!!). Pode ser executado em qualquer direção, nas 1a, 2a e 3a posições.

3- Jeté: atirado.(petit battement jeté). Jeté define o movimento de atirar a perna com energia, sempre esticada. É como o tandu, porém mais enérgico e os pés saem do chão.
4- Rond de jambe à terre: roda da perna no chão. A perna desenha no chão um semi-círculo, ou a letra D. Pode ser executado de frente para trás (en dehors, ou para fora) e também de trás para frente (en dedans ou para dentro).
Rond de jambe a terre/ rond de jambe en l'air

Adagio
5- Fondu: fundido. É feita uma flexão na perna de base, a outra recolhe ao mesmo tempo. Elas separam-se e esticam, dando uma qualidade elástica ao passo. Pode ser feito em todas as direções, na 3a ou na 5a posição fundamental.
6- Frappé: golpeado. O pé inicia-se em posição sur le cou de pied e estica com um golpe passando os dedos e o metatarso no chão (como se "varresse"o chão com os pés). É feito em todas as direções.
7- Adagio: No ballet a palavra adagio é atribuída aos passos nos quais usamos de sustentação das pernas no ar. São movimentos lentos e suaves, daí o nome Adagio.

8 - Rond de jambe en l'air: roda da perna no ar. Realizado antes da sequência de grand battement ou muitas vezes junto com o grand battement. São movimentos vigorosos. A perna sai para um degagé à la second e descreve um círculo no qual a coxa não se mexe (aparentemente) e somente vemos o desenho circular acontecer do joelho para baixo. É realizado en dehors ou en dedans.
9 - Grand Battement: Com as pernas e tronco completamente esticados afaste a perna de trabalho da perna de base com um movimento vigoroso, para frente e para o alto. Pode ser realizado em qualquer direção.
10- Stretch: Alongamento. Neste momento da barra alongamos com o auxílio da barra em todas as direções.
Strecht/ alongamento


Exercícios no Centro : exercícios executados na segunda parte da aula de ballet, depois da barra. São divididos em: Adágio (arabesques, attitudes, pirouetes, developpés etc.); Pirouettes (en dehors, en dedans, em diagonal e en manege.); Allegro (enchainements, pequenos saltos, grandes saltos, batterie).

Créditos: professora Renata Sanches fotografada por Marcele Bilder. Ilustrações Vania Deutcshman (Dicionário técnico do ballet); Fonte: dicionário técnico do ballet Leda Iuqui.


90 comentários:

  1. oi meu nome e barbara tenho 12 anos iniciei bale agora , mais antes ja fazia jazz e queria saber quantos anos eu vou usar sapatilha de ponta ?
    pode enviar a resposta para o meu e-mail
    barbaraciamicro@hotmail.com
    a proposito adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Bárbara! Não dá para saber com quantos anos vc vai poder usar ponta. Isso varia de pessoa para pessoa. Converse com sua professora, pois ela é ela quem vai poder te responder. Bjus

      Excluir
    2. Olá meu nome é Juliana, tenho 13 anos, sou bailarina desde os meus 7 anos de idade, já danço na sapatilha de ponta.
      Amei seu blog,deu para eu tirar bastantes dúvidas, e relembrar o nome de vários passos...
      Continue postando...
      Se essa menina das fotos for vc, parabéns vc é muito bonita.


      Excluir
    3. Bárbara , a questão nem é bem idade sabe ? é mais sua estrutura ! sua professora vai poder lhe orientar bem sobre isso '

      Excluir
    4. eu acho que depende da ponta,se eu estiver erada mil descupas

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza, como vai? Apesar de vc ter removido a pergunta eu a recebi por email. Obrigada pelo carinho e confiança. Minha sugestão é que vc pratique todos os dias os passos que sua professora passou, principalmente aqueles com maior dificuldade técnica ou de coordenação, pois assim conseguirá evoluir melhor. Espero ter ajudado. Bjus

      Excluir
  3. Oi Iza, como vai? Apesar de vc ter removido a pergunta eu a recebi por email. Obrigada pelo carinho e confiança. Minha sugestão é que vc pratique todos os dias os passos que sua professora passou, principalmente aqueles com maior dificuldade técnica ou de coordenação, pois assim conseguirá evoluir melhor. Espero ter ajudado. Bjus

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é LUCIANA VIEIRA TEHO 28 ANOS, TRABALHO E TENHO 4 FILHOS. TENHO 1.72 DE ALTURA E PESO 52KG E MEU SONHO CONTINUA SENDO ESTUDAR DANÇA. SERÁ QUE AINDA TEM TEMPO? O QUE VC ME ACONSELHA? QUAL O PRIMEIRO PASSO Q POSSO DAR PARA IR EM BUSCA DESSE SONHO?
    OBRIGADA! ADOREI SEU BLOG.

    P/S: SOU MÃE DE 3 PROMISSORAS BAILARINAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Obrigada pela confiança! Seja bem vinda ao oblogdoballet. Minha querida, sempre é tempo para estudar e sempre é tempo para dançar. Matricule-se em uma escola de ballet ou academia de dança, na aula de ballet adulto iniciante. Você poderá aprender, desenvolver e dançar em belos espetáculos de final de ano, com tutu e tudo o que vc tem direito. Se joga e arrasa! Você mora em São Paulo? Bjus

      Excluir
  5. Olá, Renata! Moro em São Paulo e trabalho próximo à estação Brigadeiro do metro. Tenho 33 anos e nunca fiz ballet, porém gostaria de iniciar. Você poderia me indicar algumas escolas? Você dá aula em algum lugar? Tenho preferência para esta região da Av. Paulista. Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, como vai? Obrigada por postar no blog do ballet. Não sei em qual região de São Paulo você mora, mas eu dou aulas na região do Butantã/ Jardim Bonfiglioli. Caso tenha interesse me avise. Caso não tenha, eu posso indicar aulas próximo ao seu trabalho. Bjus

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, Renata! Infelizmente não consigo ter aulas no Butantã. Tenho 2 bebês e só consigo pela manhã, ou na hora do almoço próximo ao meu trabalho. Adorei o blog.

      Excluir
    3. Oi Lu, tenta na Carla Lazazzera, rua Pamplona, esquina com Itu (metrô Trianon Masp). Espero ter ajudado, bjus.

      Excluir
  6. Olá Renata! Parabéns pelo Blog. Me ajudou muito a entender os nomes e aplicá-los nos movimentos. Tenho 30 anos e estou fazendo aulas de Ballet (método Vaganova) há apenas um mês. Já consigo tocar os meus dedos do pé! Estou amando e me encontrei! Planejo tem um bebezinho em breve, posso continuar fazendo as aulas em ritmo mais leve? Se eu soubessa da sua escola em SP teria ido fazer aulas com vc. Mas agora estou em Curitiba! Um beijão, Lorena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, como vai?
      Obrigada pelo carinho e confiança.
      Parabéns pela iniciativa de começar a dançar! Quanto a sua pergunta de dançar grávida, bem, seu médico é que vai poder responder, já que cada corpo é diferente e cada gravidez tem suas diferenças também. Eu mesma precisei fazer repouso absoluto nos 3 primeiros meses, depois voltei a dar aulas. Minha médica não deixava eu saltar e eu achei melhor não virar de ponta-cabeça nem fazer acrobacias... kkk! Tudo de bom prá você!

      Excluir
  7. Olá! Professora Renata Adorei seu Blog. Queria saber se onde voce da aula é perto da Água Funda? E também se voce da aula da parte da manha das 08:00 Ás 11:30! Gostaria que desce pq eu to louca para fazer Ballet! Obg Pela Atenção e Espero Minha Resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agata
      Minha escola fica na rua Martinho Claro, 510, Butantã. CEP 05544000. Tenho aulas de manhã sim, qual a sua idade?
      manda um email para contato@professorarenata.com.br
      Bjus

      Excluir
  8. Professora Renata Obg Mais Estou Muito Triste Pq Não Vai Dar é Muito Longe Mesmo Da Onde Eu Moro :(

    ResponderExcluir
  9. oi sou Marcos Dias meu sonho é ser bailarino! nunca fiz aulas de ballet! mais tipo levo jeito, aqui na minha cidade não tem aulas de ballet! o que eu devo fazer ? não tenho como ir pra outra cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, como vai? Fica um pouco difícil te ajudar já que vc não tem como fazer aulas. Sugiro que você faça vídeo aulas até ter idade suficiente para viajar e fazer aulas de ballet de verdade. Você mora onde?

      Excluir
  10. Olá,faço jazz mais sonho em aprender a fazer ponta,será que posso aprender mesmo fazendo jazz, não posso fazer ballet porque as aulas não cabem na minha agenda, e o jazz ja fica mais facil pra consiliar faculdade e serviço,e faço todos os principios do ballet, e todos os exercicios inclusive os de barra, será preciso entrar na aula de ballet para começar a ponta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danniely. A sapatilha de ponta é um recurso, uma técnica usada no ballet clássico. Não é possível fazer jazz nas pontas. Pode haver alguma coreografia de jazz, sob licença poética, em que o coreógrafo utiliza a sapatilha de ponta como elemento. Nesse caso, todas as bailarinas que estão dançando o jazz devem ter feito anos de ballet clássico e técnica de pontas. Muda pro ballet, já que não dá tempo de fazer os 2! Bjus

      Excluir
  11. Olá, professora Renata!
    Tenho 31 anos e sonho em ser bailarina.
    Já fiz algumas aulas, mas sinto muita dificuldade, pois o corpo já não responde como antigamente...rsrsrs
    Você acha possível aprender ballet com essa idade?
    Obrigada, Brenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda! Obrigada pela confiança e por postar no blog do ballet. Aprende sim, em qualquer idade. Eu trabalho inclusive com terceira idade. Claro que, profissionalmente não será uma escolha de carreira, mas para dançar e ser feliz não existe idade. Se você mora em São Paulo, dê uma passadinha no meu estúdio. Ruam Martinho Claro, 510, residencial butantã. 11 (4562-9781)

      Excluir
  12. Oi Brenda! Obrigada pela confiança e por postar no blog do ballet. Aprende sim, em qualquer idade. Eu trabalho inclusive com terceira idade. Claro que, profissionalmente não será uma escolha de carreira, mas para dançar e ser feliz não existe idade. Se você mora em São Paulo, dê uma passadinha no meu estúdio. Ruam Martinho Claro, 510, residencial butantã. 11 (4562-9781)

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite PROFESSORA RENATA
    Existe um peso ideal para fazer ballet?
    Tenho 27 anos, tenho 90k, faço academia, pilates, natação e isso me da uma flexibilidade que pretendo aprender o ballet e não pretendo me tornar bailarina...rsrss

    ALGUMA RESTRIÇÃO POR ESTAR FORA DO PADRÃO?

    Vc trabalha com pessoas neste porte fisico?...rsss
    Bjs e obrigada

    MICHELE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele. Qualquer pessoa saudável pode fazer ballet, se quiser vir até minha escola ficarei muito feliz em recebê-la. Peça maiores informações no contato@professorarenata.com.br

      Excluir
  14. oi renata eu queria saber se eu posso fazer aulas balé com 10 anos e tambem aonde que fica essa escola de balé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, sua idade é ótima! Se quiser fazer aulas comigo vou adorar! MInha escola fica no Butantã em São Paulo. Peça maiores informações através do email contato@professorarenata.com.br

      Excluir
  15. Oi Renata,tenho 29 anos fiz ballet na adolecencia mas parei,agora pintou um trabalho para dar aulas de ballet para crianças de comunidade carente,estou com um pouco de medo de não conseguir passar o pouco que sei,o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacy! MInha sugestão é que vc se forme em dança primeiro e depois vá dar aulas! Obrigada pelo carinho e confiança. Bjus

      Excluir
  16. ola, desde pequena quero fazer ballet mas acabei seguindo outros esportes, hoje tenho 21 anos e quero iniciar no ballet, como posso começar?meu objetivo é praticar esta arte seja em concertos ou teatros, sei que minha idade para o ballet esta ultrapassda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não existe idade para começar a dançar, vc é jovem e poderá dançar muito bem. As pessoas confundem às vezes, claro que para seguir carreira profissional como bailarina clássica tem que começar cedo, mas para dançar e ser feliz não tem idade!

      Excluir
  17. oi professora Renata,desde de pequenininha sou louca para fazer ballet, so comecei a fazer aulas de ballet este ano comecei com doze anos mas no meio do ano completei 13. faço 1 hora de ballet e duas vezes na semana (segunda e quarta).faço as aulas na escola que estudo acabo a aula vo fazer ballet, faço em uma sala , mas não é propia para o ballet não tem barras e nem espelhos.um pouco depois que comecei a fazer aula de ballet eu comecei a sentir dores pelo corpo, as vezes na coxa esquerda ou direita, nas costas, e seg ela fez um alongamento que quando eu acabei de fazer sentir uma dor na coxa esquerda perto da virilia, e agora estou sentindo uma dor mais ou menos na barriga e um pouco nas costa. ela normalmente não faz alongamento, ela so fez dessa vez por que ela deslocou o ombro esquerdo. então ela ia dizendo e nos íamos fazendo. ela diz que eu tenho que me alongar , mas ela não ensina como. na minha turma tem 3 meninas com mais ou menos 9 anos e eu sou a mais velha e a única que sente dores. ela começou a fazer ballet com mais ou menos 3 anos, ela disse que teve um ano que foi reprovada quando era pequena,e passou 1 ano sem fazer ballet, mas depois voltou e faz aula ate hoje em dia.as aulas pararam nas férias escolares , voltou com as aulas escolares, logo no primeiro dia após as férias fiquei toda quebrada e senti também minhas pernas tremerem, mas isso apareceu com mais frequência após as férias no primeiro dia eu me sentei e levantei as duas pernas e começou a tremer , qualquer pessoa que chegasse perto via que tava tremendo, isso foi na segunda, na quarta ela não foi, então teve segunda passada e ontem, ontem a minha perna esquerda tremeu um pouco.gostaria de saber se o problema é comigo ou com a professora, e como evitar essas dores. obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane estou preocupada com vc. Pode ser que o problema seja seu, físico, entende ou talvez com a aula da sua professora. O que vc está falando me parece com o que os bailarinos sentem após exaustivos treinos de um dia inteiro. Não era para você estar assim. Procure orientação de um profissional, querida! Boa sorte!

      Excluir
  18. Olá professora, adoro seu blog! Tenho algumas dúvidas...
    Comecei com o ballet com 4 anos de idade, e continuei por quase nove anos... Infelizmente tive que parar, mas a vontade nunca saiu, essa semana, vou voltar a fazer ballet clássico, tenho 20 anos, 1,63, 54 kg, e estou muiti animada, mas muito enferrujada e um pouco sedentária. Em quanto tempo mais ou menos posso voltar a elasticidade que eu tinha, e a pegar no embalo de novo, e em mais ou menso quanto tempo a ponta??? Fazendo duas aulas por semana com mais ou menos uma hora e meia, ou quase duas... E queria ajuda pra comprar as roupas de ballet, de novo... rsrsrs quanto as marcas e tipos, e etc, perdi o jeito. Meu e-mail é lisboa.jessika@gmail.com... aguardo contato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessika. A técnica a gente não perde. O condicionamento sim. A volta vai depender de cada corpo, do empenho e da frequencia. Quanto às roupas, procure uma loja especializada pois tem muita novidade boa no mercado! Boa sorte e obrigada pelo carinho e confiança.

      Excluir
  19. Olá professora, meu nome é Thainá e tenho 15 anos, comecei a fazer ballet no início de 2013, qual a carga horaria por semana recomendada para que eu consiga ter uma evolução real no meu desempenho? meu e-mail é thaina_espinola@hotmail.com aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo Ao menos 3x por semana na sua idade e você poderá a ser uma bailarina, dependendo do seu empenho e condições físicas. Obrigada pelo carinho e confiança.

      Excluir
  20. Boa tarde professora, estou no nível intermediário de ballet e ministro aulas para baby class, só que preciso tirar uma dúvida, sobre os níveis que o baby class e dividido, que conteúdo exatamente passar para cada nível que compreende um único gráu que é o baby class, e por favor se a senhora pudesse me indicar sites ou livros onde eu pudesse estudar mais sobre dar aula de ballet e montar planos de aula.....por favor aguardo sua ajuda....

    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Obrigada pelo carinho e confiança. Minha recomendação é que você se forme em ballet primeiro para depois começar a dar aulas. Um bom professor depende de uma boa formação e muito estudo. Boa sorte!

      Excluir
  21. Olá professora Renata ! Bom minha pergunta é > Eu tenho 15 anos e sou gordinha, e voltei para o ballet essa semana pois é um sonho será que eu posso me apresentar mesmo sendo bem acima do peso ( Eu decidi voltar porque era um sonho e para perder mais peso) será que dá certo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Você pode dançar e se apresentar, claro! O ballet também vai ajudá-la a gastar calorias, sim.
      Bailarinas clássicas em nível profissional e internacional devem seguir padrões de idade e peso para seguirem sua carreira, assim como as modelos. Do contrário não conseguirão um bom emprego. Mas para dançar nas escolas e academias isso não existe: todo o mundo pode dançar!
      Beijos

      Excluir
  22. oieh meu nome e paola tenho 16 anos e sou meia gosrdinha faço ballet a quase um ano e tenho um poko de dificulde com o pe pk ele ainda naum e totalmente esticadinho sera q eu consigo usar a sapatinha de ponta ???
    e tem problema deu ser meia gordinha ???

    ResponderExcluir
  23. Ah o pé tem q estar esticadinho sim, mas sua professora vai indicar na hora certa! Tudo de bom

    ResponderExcluir
  24. Oi!! Comecei a pouco tempo no ballet e a após algumas aulas a professora iniciou as pontas! Estou adorando mas achei pouco tempo! Eu tenho 29 anos e nunca havia feito ballet. Amo cada vez mais ! A minha pergunta êh sei isso atrapalha de começar a ponta com pouco tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, como vai? Se você confia em sua professora, se ela tem uma boa formação, então acho que pode estar correto. Para adultos eu costumo iniciar a ponta ao menos depois de 1 ano inteiro de trabalho, mas é minha opinião. Boa sorte!

      Excluir
  25. Oi Professora, fiz ballet clássico quando criança e um pouco na adolescência, mas tive que parar. Hoje, tenho 23 anos e perdi toda a minha flexibilidade, mas acredito (e muitos ainda reparam) que tenho muito jeito para o ballet, ainda tenho um pouco da postura e o biótipo. Será que se eu voltar, consigo recuperar a flexibilidade perdida? (esse é o meu maior medo). Quantos dias seria ideal praticar o ballet? E outra, antes de voltar a dançar, eu gostaria de condicionar o meu corpo antes, fazendo musculação ou pilates (um dos dois) para enrijecer mais os músculos. Você acha que seria válido fazer isso ou começar logo no ballet? E qual dos dois: musculação ou pilates seria o ideal para isso? São muitas perguntas, eu sei, mas estou desesperada querendo voltar a dançar, e não quero começar errado. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice! Começa logo com o ballet. Qualquer outra atividade física vai ajudar, sim! Boa sorte! Aqui em São Paulo, bairro Butantã eu tenho muitos horários. (11) 4562-9781

      Excluir
  26. Oi me chamo julia fiz balé quando tinha 6 e tive que parrar pois a professora foi embora da cidade que morro ano que vem voltara a ter balé,quando parrei tinha 8 estava começando a treinar para começar usar a sapatilha de ponta, agora tenho 13 e sou muito flexível pois faço grd desde que parrei no balé, queria saber se vou demorar muito parra começar a usar a sapatilha de ponta?
    OBS: também faço dança desde os 9 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pelo carinho e confiança. Somente sua professora vai poder indicar o melhor momento para início nas pontas. Boa sorte

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ola,Renata ? Tenho 12 anos mas antes ja tinha feito Ballet , e eu parei de fazer guando tinha 10 anos e agora com 12 vou com tudo no Ballet mas eu gostaria de saber . Se com 12 anos ainda posso ter uma carreira no Ballet , e se vc pode me indicar uma escola de Ballet profissional em que posso confiar , eu moro Brasilia-DF na Ceilândia - Norte .. E a proposito amei seu blog todas minhas dúvidas foram concluidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lhitts! Ter uma carreira no ballet é possível sim na sua idade! Vai fundo nisso, dedique-se ao máximo. Tudo vai depender do seu empenho e também do seu físico. Pena que não conheço nada em Brasília para indicar para você. Boa sorte!

      Excluir
  29. Olá, tenho 16 anos, sempre tive vontade de fazer aulas de ballet, nunca fiz nada, nem dança, nada, será que se eu começar a treinar vou conseguir logo ter bastante flexibilidade ? tenho 1,69 de altura e peso 54 quilos ? quanto tempo mais ou menos ? Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! Você é super nova e pode fazer aulas sim! Aqui em São Paulo, bairro Butantã eu tenho muitos horários. (11) 4562-9781

      Excluir
  30. Olá, meu nome é Elisangela, tenho 18 anos e sempre tive paixão por ballet, mas nunca fiz aula por conta de minha religiao. Gostaria de dançar por gostar mesmo, mas não sei se conseguiria me desenvolver bem nessa idade por nunca ter praticado... alguma dica? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisah,isso não impede em nada,no Ballet você precisa ter determinação :)

      Excluir
    2. Oi Elisah! Procure aula de ballet para adultos em sua cidade. Aqui em São Paulo no bairro Butantã tenho muitos horários disponíveis na minha escola. Ficarei feliz em recebê-la. (11) 4562-9781

      Excluir
  31. Eu deixei de fazer Ballet por uns seis meses e estou com tanta saudades <3
    Estou enferrujada :'(
    Estou determinada a voltar para o Ballet.Já lutei tanto,já chorei,brinquei e principalmente me dediquei,preciso voltar a dançar,seu blog é maravilhoso,Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que já esteja de volta Samile! Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá prof° Renata, tenho 11 anos e comecei a fazer ballet essa semana, nunca fiz ballet de verdade, só na igreja. Quando eu estou me alogando, as minhas coxas e pernas tremem muito e eu fico com dor, oque posso fazer para prevenir isso?

      Excluir
  32. Ola prof; Renata, meu nome é Janaina, tenho 21 anos, sempre amei dançar deis de pequena, mas somente com 18 anos que tive coragem pra começar a fazer aulas, mas por alguns motivos tive que parar varias vezes e tive varias professoras (o que me atrapalhou um pouco, pois cada uma tinha um jeito de ensinar). Mas agora voltei a fazer aulas, e estou gostando muito da academia, mas as vez tenho medo de nunca conseguir aprender a dançar, apesar de amar muito a dança, eu tenho dificuldades em decorar as sequencias, e as vez penso que é pq eu não tenho talento, eu sei que não posso ser uma profissional, mas meu maior sonho é um dia eu poder me apresentar em um palco, será um sonho realizado. Você acha que mesmo com as minhas dificuldades eu terei chance de um dia de me apresentar? Eu tbm tenho medo de se um dia eu for me apresentar, na hora do espetáculo esquecer a coreografia!!!
    Adorei o teu blog!!!
    Obg pela atenção!!! Bjss!!!

    ResponderExcluir
  33. Ola professora Renata,sou Barbara Irly,tenho 18 anos,e o gosto pelo Ballet,começou a surgir,.Nunca tive a oportunidade de fazer.Gostaria de saber,se posso fazer com essa idade,e se posso aprender sozinha ou preciso me dirigir ate uma escola. Adorei o seu Blog. Agradeço desde ja. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. olá professora Renata,adoro seu blog e preciso saber pelo menos uma estimativa! comecei a praticar aula de ballet aos meus 3 anos,mas desistir e comecei aos 5,parei e comecei aos 8 agora tenho 11 anos será que eu posso usar sapatilha de ponta?

    ResponderExcluir
  35. OI!!! vou colocar uma barra de ballet no meu quarto tenho 1;60 de altura.Que altura deve ser a barra?

    ResponderExcluir
  36. Oi,meu nome é Jéssica.
    Vou fazer 15 anos,e tenho 1;58,e 65 klos.
    Já fiz o ballet qdo era pequena,queria voltar,pois é minha paixao.Mas queria saber se eu preciso perder mais peso para entrar novamente?Quantos ?
    Por favor,me mande a resposta em meu emai-l.
    ema-l: jessica.dab@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  37. oi ! eu adorei o blog ! eu faço ballet na ponta e jazz !! eu tenho 11 anos, eu queria umas dicas para eu ser melhor do qu eu já sou , e também queria saber se eu consigo continuar até ser professora, qu é meu sonho ser professora de dança !! pq eu peso 60 kls com 11 anos isso tem algum problema o peso ?

    ResponderExcluir
  38. Olá Renata. Achei seu blog por acaso e me apaixonei. Tenho 21 anos e vou iniciar minhas aulas de Ballet dia 19/01/2015. Estou muito ansiosa e feliz, era um sonho de criança. Haha.
    Obrigada pelos post bacanas e não deixe de postar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Oi.Meu nome e Luana,meu sonho sempre foi fazer Ballet,mas nunca tive oportunidade ,hoje tenho 21 anos e liguei para uma escola a fim de me matricular,meu sonho sempre foi ser profissional nessa área,dedicar me ao máximo quando eu tivesse condições,e agora que chegou o momento,a moça que me atendeu disse que com a minha idade posso fazer aulas e tal mas nunca poderia me profissionalizar na área pois eu devia ter tido aulas mas nova,eu gostaria de saber se existe a possibilidade de eu conseguir ser profissional e poder atuar algum dia nessa área mesmo começando com 21 anos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Oi.Meu nome e Luana,meu sonho sempre foi fazer Ballet,mas nunca tive oportunidade ,hoje tenho 21 anos e liguei para uma escola a fim de me matricular,meu sonho sempre foi ser profissional nessa área,dedicar me ao máximo quando eu tivesse condições,e agora que chegou o momento,a moça que me atendeu disse que com a minha idade posso fazer aulas e tal mas nunca poderia me profissionalizar na área pois eu devia ter tido aulas mas nova,eu gostaria de saber se existe a possibilidade de eu conseguir ser profissional e poder atuar algum dia nessa área mesmo começando com 21 anos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Oi.Meu nome e Luana,meu sonho sempre foi fazer Ballet,mas nunca tive oportunidade ,hoje tenho 21 anos e liguei para uma escola a fim de me matricular,meu sonho sempre foi ser profissional nessa área,dedicar me ao máximo quando eu tivesse condições,e agora que chegou o momento,a moça que me atendeu disse que com a minha idade posso fazer aulas e tal mas nunca poderia me profissionalizar na área pois eu devia ter tido aulas mas nova,eu gostaria de saber se existe a possibilidade de eu conseguir ser profissional e poder atuar algum dia nessa área mesmo começando com 21 anos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Olá professora. Meu nome é Eliana, tenho 42 anos e estou fazendo aulas de ballet. Sempre tive vontade, mas por razões que não vou aqui enumerar, deixei o tempo passar e não fiz antes. Já tive uma pequena experiência com a dança quando adolescente. Fiz algum tempo de jazz.. Sou desengonçada rs, meus braços são uma negação. Mas tenho muita vontade. Se eu conseguir levantar minha perna até o alto já serei muito feliz. A idade é um fator importante, mas não me traz muitas privações. Infelizmente faço apenas aos sábados, pois na semana trabalho e faço faculdade de Direito (também tardia). Onde fica a sua academia? Será que consigo, a essa altura da vida aprender a dançar, pelo menos o básico?

    ResponderExcluir
  44. terimakasih sudah berbagi informasi yang bermanfaat. obat perangsang wanita

    ResponderExcluir
  45. Oi, meu nome é Ana eu gostaria de saber se da tempo de começar no ballet com 13 anos

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Anamaria, tenho 13 anos e danço ballet a 4 anos. Recentemente eu fiz uma audição para a ABB (American Academy of Ballet) em Nova Iorque e eu passei com 15% de bolsa, mas como ainda sou nova e não danço em pontas estou duvidando da minha capacidade de aguentar o curso rs! Queria ter certeza que seria um bom investimento já que é um curso bem caro. Você conhece a escola? Acha que vale a pena eu me arriscar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro ponto é que eu não sei se a bolsa foi boa...rs! Foi minha primeira audição... :) 15% é muito pouco comparada as outras meninas da minha idade?

      Excluir
  47. Oi Aninha, como vai? Em primeiro lugar agradeço o carinho e confiança. Também aproveito para te dar os parabéns pela bolsa, e por todo o seu trabalho no ballet. Eu acredito que o curso é válido sim, você aprenderá muito nesse tempo! Lembrando que curso algum vai dar uma certeza de carreira bem sucedida. Isso virá com o tempo, com suas escolhas e oportunidades. Quanto aos 15% de bolsa, acredito que seja um incentivo para que você, estrangeira possa ir de tão longe para lá. Sendo uma escola particular, acredito sim que você conseguiu uma boa porcentagem. Minha opinião é: vá! Tendo condições, não se deve deixar passar uma oportunidade :) depois me conta tudo.

    ResponderExcluir
  48. Olá professora Renata meu nome é Weslane tenho 28 anos e desde sempre sonhei em dançar ballet. Nunca consegui ou por que meus pais não tinham condições ou por que onde nós moravamos não tinha escola de Ballet. Enfim hoje eu fiz a minha primeira aula moro em Brasília e amei tenho 1,65 de altura e 74kg faço dieta, natação e polo aquatico mais eu não emagreço tem 4 anos que estou com esse peso, você poderia me indicar algo que me ajudasse a emagrecer, pois eu gostaria de perder peso mais eu não consigo

    ResponderExcluir
  49. Olá Renata, faço aulas de ballet para adultas. Iniciei a pouco mais de 1 ano. Sempre foi desejo dançar ballet, desde criança, mas sabe como é, não houve condição enquanto criança, agora com 43 anos estou enfim podendo exprimentar a delícia que é o ballet (dolorido muitas vezes) e quãolindo de ver a satisfação dos familiares principalmente quando a gente pisa num palco para uma apresentação. O que quero perguntar é com relação aos pliês, para eu conseguir que o movimento fique melhor a cada dia, além das aulas, algum exercício que possa me oferecer a melhor abertura dos joelhos, para que eles fiquem naquele alinhamento legal. Eu tenho excelente elasticidade, mas este movimento ainda é o que me incomoda, por não conseguir fazê-lo bonitinho. Beijos e aguardo.

    ResponderExcluir
  50. eu ensino um pouco de ballet pra crianças, elas devem usar q tipo de sapatilha ?

    ResponderExcluir
  51. Oi me chamo Maria eduarda,e minha prova de ballet pediu para mim fazer um trabalho sobre os exercícios q nos fazemos na barra,e tem uns exercicios q nos n fazemos,e tem q por na ordem
    PS:eu faço ballet intermediario

    ResponderExcluir
  52. Olá me chamo Cláudio tenho 23 anos e agora que estou na minha segunda semana de aula. E já estou super ansioso pra fazer vários movimentos pro homem e mais demorado que a pra mulher ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio! O tempo varia de pessoa para pessoa. Trabalhe seu alongamento. Boa sorte!

      Excluir
  53. Olá meu nome é Letícia Martins, tenho 18 anos, e eu quero crescer nesse mundo da dança, hoje em dia estou procurando dar aulas de qualquer tipo tanto clássico como físico. E queria saber de você Renata, com quantos anos você conseguiu seguir com essa sua carreira profissional? e com quantos anos você tirou seu DRT?
    Espero respostas. Grata 💙

    ResponderExcluir