Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

sua filha no ballet - dicas importantes

Como escolher uniforme de balé?
Qual collant mais confortável?
Qual é a meia calça mais adequada para as meninas?
Qual a melhor sapatilha de ballet?



As aulas de ballet vão começar e você está preocupada com a vestimenta correta... Antes de ir às compras atente para alguns detalhes. Se já escolheu a escola que vai fazer aulas, o próximo passo agora será perguntar se a escola exige uniforme específico. Se o figurino puder ser livre veja as características de cada peça a seguir e escolha!

COLLANTS OU LEOTHARDS:

O modelo regata é mais confortável e fresquinho e ainda pode ser usado com uma camiseta por baixo nos dias frios. O modelo com manguinha curta é bem gracioso, mais indicado para crianças pequenas pois a partir de 11 anos as meninas podem suar muito nas axilas. O modelo manga comprida é só usado em dias frios, não recomendo pois as alunas vão usar em cerca de 4 a 6 aulas e vão perder. O modelo de alça pode ficar caindo e a criança vai ficar o tempo todo arrumando. Os modelos diversos para adultos devem ser provados para sentir o conforto do corte e do tecido, pois cada bailarina tem suas preferências.

1- Collant com sainha: ideal para baby class, essa roupa permite total liberdade de movimentos, permite que a professora observe a postura.

2- Collant básico: excelente para qualquer idade. Pode ser usado com ou sem saia por cima. Permite ainda o uso de shorts ou calça por cima.

3- Collant com tutu costurado: É lindo e as crianças adoram. Dificulta alguns movimentos de chão. Exige lavagem à mão.

SAIAS:
Normalmente confeccionadas em crepe, jersey, helanca, ou ainda em tule. A de crepe é a mais bonita, tem melhor caimento. A de jersey é a mais usada por ser mais barata e fácil de encontrar. A de helanca é a mais resistente. A tutu de tule é a preferida das crianças, mas dificulta alguns movimentos de chão.

1- Saia costurada no collant: como já dito é a ideal para as babys já que permite qualquer movimentação sem ter que ficar arrumando.

2- Saia transpassada: esse modelo, apesar de ser o mais usado eu não recomendo pois o laço sempre solta e a criança tem que parar em alguns momentos para arrumar a saia.

3- Saia com cintura em helanca: modelo ideal para ser usada por crianças sobre o collant básico.

4- Tutu de tule: é fofo, as crianças adoram, mas dá um ar de "fantasia" que algumas professoras não gostam. Pode dificultar alguns movimentos de chão. Exige lavagem à mão.

MEIAS:
De helanca são as mais comuns, oferecem resistência e são disponíveis em diversos tamanhos. As de lycra ou suplexx são bem mais resistentes, bonitas e aderentes, porém disponíveis em tamanho único. As de poliamida e elastano (meia fina comum) são praticamente descartáveis, não recomendada para balé. As acrílicas são ótimas para os dias frios.

1- Com pé: Boa para as crianças que vão fazer aulas sempre com sapatilhas calçadas.

2- Sem pé: Boa para aulas nas quais a professora permite tirar as sapatilhas para alguns exercícios em todas as aulas.

3- Conversível (com pé/ sem pé): São as mais recomendadas pois permitem exercícios sem sapatilhas apenas quando necessário. Para as meninas que vão iniciar na ponta é a ideal pois permite que a aluna coloque a ponteira com facilidade.

SAPATILHAS DE MEIA PONTA:

Modelos de lona são muito confortáveis, porém sujam com facilitade e exigem lavagem à mão. Modelos de corino (couro sintético) são bem frágeis, mas são fáceis de limpar. Modelos de couro são de melhor qualidade e maior preço. As de cetim são lindas, próprias para apresentação, exigem lavagem à mão.

Detalhe: As crianças pequenas vão usar cerca de 2 sapatilhas por ano (uma nas aulas, outra na apresentação e depois das férias o pé já terá crescido!).

1- Sola inteira: ideal para crianças até 6 ou 7 anos pois oferecem maior estabilidade.

2- Sola dupla: permite uma linha mais bonita nos pés, ideal para crianças a partir de 7 anos e adultos.

Dica importante sobre as sapatilhas:
As cordinhas elásticas das sapatilhas devem ficar sempre para dentro, ou então devem ser removidas. Nunca ajuste esse elástico pois vai prender o tendão do calcanhar. As sapatilhas devem ser compradas sempre no tamanho certo do pé. Nunca compre maior pois isso dificultará a movimentação.

Marcas que eu gosto:
Gosto é pessoal, mas qualidade não.
Os melhores collants: os da Só Dança são os que vestem melhor (modelos adulto); a linha Capezio Luxo (adulto) são os mais fashion; os de helanca infantil da Marabá vestem melhor e têm melhor qualidade.
As melhores meias: as de helanca são melhores da Marabá (qualidade e ajuste); as conversíveis da Só Dança e da Marabá são mais resistentes.
Sapatilhas de meia ponta: as de lona são melhores da Capezio e as de couro são melhores da Só Dança (apenas os modelos femininos foram avaliados). De corino pode ser tanto da Capezio quanto da Só Dança (apenas para crianças).

Onde encontrar:
http://www.capezio.com.br/
http://www.sodanca.com/
http://www.malhariamaraba.com.br/

Crédito das fotos:
bailarina bebê: Maria Cecília Nogara fotografada por Arnaldo Torres
salto: Renata Sanches fotografada por Marcele Ferraz
sapatilha: Renata Sanches fotografada por Marcele Ferraz

25 comentários:

  1. Realmente as meias (suplex) da Só Dança são as melhores. Tenho uma que durou o ano inteiro. Pena que o tamanho adulto ainda fica muito pequeno em mim. Nem sou gorda...rs Meu manequim é 36. Ela prende um pouco a minha circulação, principalmente na cintura. Comprei para este ano uma meia da marca Daniela. Achei bem confortável e o tamanho está ótimo. Espero que dure tanto quanto a da Só Dança. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bem? acho vantajoso quando a escola utiliza uniforme, que é o caso da minha, e na verdade
    usamos só o collant, a meia (uso a conversivél da capézio), e sapatilha, não usamos sainha e nem shorts, então,quase não tenho muitos gastos com relação as roupas e nem muitas neuras para estar na última moda, por outro lado qdo vou nessas lojas de ballet fico louca pelos collants lindos, e fico só na vontade, seu eu
    usar algo diferente do proposto é bronca na certa.Ah! linda sua filhinha bebê....beijos
    Selma Regina

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que salto lindo, amei essa foto! E a baby bailarina ali de cima? Fofíssima!!!!!!!!!!! Adorei as dicas!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Marcelle vc tem toda a razão, as meias tamanho único de todas as marcas são muito pequenas! Inclusive as infantis, que vestem até 6 anos pequena!!! Vc encontrou meia Daniela conversível?
    Selma e Isa, obrigada pelos elogios das fotos!!
    Bjus a todas!

    ResponderExcluir
  5. AMEI tudo... apesar de não dançar nada concordo com vc em tudo... Sapatilhas a Maria gosta da de 2 gomos de lycra... ai as tiras eu costuro e corto o restante... Re adoro ler suas coisas e espero que a Maria Rita siga vc por mto tempo, bjao Bel

    ResponderExcluir
  6. Linda to doida pra comprar realmente se agente nao tiver uma boa sapatilha atrapalha bastante!
    Estou com Post Novo
    Passa Lá:

    hppt://marcellyrosa.blogspot.com

    Beijos Cor de Rosa...!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, ótimas dicas!Minha filha está no Maternal II e iniciou no balé na escolinha, tem 3 anos ....me ajudou muito porque não tenho nenhuma noção!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rachel! Obrigada por postar no blog do ballet e seja sempre bem vinda

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. O usuário acima não é membro do blog do ballet e postou um comentário divulgando um link duvidoso, por isso o conteúdo foi removido.
    Atenção a todos os membros, cuidado ao clicar em links postados por usuários.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo blog, parabéns!!!! Minha filha Lorena,tem 7 anos, é bailarina e foi ela quem descubriu seu blog. Renata, estamos maravilhadas com o seu trabalho, ficaríamos muito felizes se vc nos seguisse tbm...
    Um grande beijo e muito sucesso!!!
    Paula e Lorena.

    atelierpaulafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula oi Lorena! Bem vindas ao blog do ballet! Também adorei o seu trabalho e estou seguindo seu blog! Em breve teremos nova promoção!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. vou iniciar o ballet, e estou com medo de bulling ou comentarios maldosos quando estiver lá, pois pra minha idade 12 anos peso muito (quase 70 quilos)
    eu amei o seu blog, ótimo mesmo e esses itens acima são os principais né? se tiver algo que possa me recomendar eu agradeço
    collant
    meia calça
    sapatilha
    sainha (é nescesário?)
    redinha

    ResponderExcluir
  14. Oi Teeh...!!! Sobre a roupa, veja primeiro com a escola se existe um uniforme, senão, pode seguir as dicas da postagem
    Quanto a Bulling, espero que não aconteça, mas se acontecer diga claramente que vc não gosta desse tipo de atitude ou "brincadeira". Seja confiante e abra-se para novas amizades! Tudo de bom para vc, depois me conta como foi!

    ResponderExcluir
  15. Olá :D
    Faço Ballet a quase 4 anos e ainda nao tenho sapatilia de ponta..
    Gostaria de saber se por eu ser um pouco acima do peso isso interfere em alguma coisa sobre pegar a sapatilia de ponTA ??
    Me responda por favor .. Ah tenho 11 anos
    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. olá ..
    quando eu era pequena eu fazia balé ,e agora eu quero voltar ,mas sera que eu posso?porque eu estou com 13 anos e 1,66 de altura mas sou magra .
    sera que eu posso voltar a fazer ballet ?

    ResponderExcluir
  17. Pessoal,

    Preciso de uma ajudinha. O que é uma saia modelo asa de barata? Minha filha vai se apresentar e pediram essa saia na cor preta. Seria a saia transpassada?

    Obrigada,

    Mei

    ResponderExcluir
  18. Mei, querida, eu acho que vc deveria perguntar para a professora mesmo qual o modelo da saia, pois com esse nome eu não conheço! Obrigada por postar no blog. bjus

    ResponderExcluir
  19. a meia suplex conversivel da capezio veste bem (olha que visto 42!) e dura bastante. uso meia ponta de couro com strech e sola dupla da capezio, meu arco fica lindo. minha academia tem uniforme e não podemos usar saia, só shorts.
    Bjs Renata

    ResponderExcluir
  20. Boa noite professora manu vai começar o ballet gostaria de saber como posso comprar a sapatilha na capezio, pq o resto vou comprar na maraba pois moro próximo dessa loja.

    ResponderExcluir
  21. As meias de Suplex são melhores que as de helanca? sou adulta e bem alta, rs. Será que as de Suplex serviriam?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia ! Você poderia me indicar, minha filha tem 2 anos e meio e começa o ballet na escolinha agora em março, pediram collant rosa, saia rosa, meia calça rosa e sapatilha rosa. Porém pelo oque vi no post as infantil seria melhor na maraba (link que vc indicou) porém não achei lá!

    ResponderExcluir