Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como elevar suas pernas no Developpé

Há algum tempo eu conheci o trabalho da Australiana Lisa Howell, uma fisioterapeuta e professora de ballet especializada em treinamento físico de bailarinos. O trabalho dela é sério e muito bom, e boa parte está disponível gratuitamente em seu site http://www.theballetblog.com/ . Dá até para fazer download grátis de um tratado incrível sobre pontas, porém, tudo em inglês. Ela disponibiliza também muita coisa legal em seu youtube. Éla escreveu um artigo muito bom com dica de exercício para se fazer em casa para melhorar seu developpé. Eu achei extremamente eficiente e por isso traduzi para vocês, meus alunos e meus leitores do blog. No final vejam o video da Lisa Howell no youtube demonstrando esse exercício.
Aproveitem!

"Muitas garotas têm boa flexibilidade ao alongarem-se, mas encontram dificuldades de usar isso ao dançar, especialmente em um developpé. Se você simplesmente praticar esse passo repetidamente, o resultado pode ser coxas volumosas, sem um grande aumento na amplitude, na elevação da perna. Isso acontecerá se você estiver tentando usar a musculatura da frente da coxa, em vez de controlar a perna a partir do quadril.
Para trabalhar os verdadeiros músculos necessários para elevar a perna devant, deite-se de costas, com suas pernas esticadas e suas mãos no quadril.

Lentamente puxe o pé na posição de retiré (sinta o interior das coxas trabalhando!)

Certifique-se de que os quadris ficaram alinhados e não basculados ou torcidos!

Lentamente desenvolva a perna em um developpé controlando o quadril (sem deixá-lo mexer) e vá aumentando a altura da perna.

Não tente enganar flexionando a bacia, e sinta a perna muito mais leve, então conseguirá focar no alinhamento correto!

Desça lentamente a perna, certificando-se de utilizar seu abdominal para não arquear as costas!

Se você puder controlar a perna e a bacia bem em um developpé a 90 graus sem mover os quadris, você será capaz de alcançar uma altura muito maior de perna quando você deixar a bacia entrar no movimento (ela tem que começar a mover um pouco para cima). No entanto, se você estiver lutando para obter os 90 graus, você encontrará muita dificuldade em ir além deste ponto, a menos que você realmente se concentre na sua estabilidade!

Você pode também fazer isso em um developpé a la seconde (deitada de lado), mas certifique-se de que seus quadris fiquem bem alinhados do início ao fim. Você precisará girar a bacia ligeiramente no final do movimento, mas isso deve ser gradual e apenas tanto quanto você realmente precisar!

Se você praticar o seu developpé nesta posição, seus músculos aprenderão como a controlar a perna mais facilmente, e você vai descobrir que sua amplitude de perna melhora muito rapidamente! Em seguida, quando você praticar em pé, sentirá tudo mais familializado!

Boa sorte!"

Veja no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dxpbQLHuJg8

13 comentários:

  1. Oi Re.... nossaaa! só nascendo de novo, rsss esta menina é maravavilhosa! Infelizmente não consigo mais fazer mais treinos em casa... mas acho que esta semana irei a aula de sexta pra gente treinar este developpé, rss bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata! Estava mesmo procurando alguém com experiência em ballet, e fui logo achar uma professora, que maravilha :D
    É o seguinte, o meu nome é Raquel, tenho 17 anos e adoro ballet desde sempre. Infelizmente, não tive oportunidade de me desenvolver e de ter aulas, mas o meu amor ainda persiste e tenho esperanças de um dia (no meu incerto futuro) poder vir a ter umas aulinhas. Para "facilitar" o trabalho, tenho feito exercícios recomendados pelo meu professor de educação física para desenvolver a minha flexibilidade. Eu sei que a esta altura já não posso fazer muito, e talvez o meu corpo também não ajude, mas há mais alguma coisa que eu possa fazer para me preparar para possíveis aulas em idade adulta? Não falo só de flexibilidade, mas mesmo de desenvolver a musculação de certas áreas, ou assim, bases que a Renata considere muito importantes para uma bailarina. Eu ficaria muito agradecida :D Seja mt sincera comigo, se achar que não vale a pena, diga, eu compreendo. Muito obrigada e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. OI Raquel! Bem vinda ao blog do ballet!
    Em primeiro lugar, quero dizer que todos os seguidores são bem vindos para perguntar ou expressar o que quiserem, ok? Diga sempre o que quiser aqui!
    Quanto a sua pergunta, É possível sim começar o ballet na sua idade, vc é muito jovem! É muito importante manter seus exercícios de alongamento passados pelo seu professor de educação física. Agora me diga uma coisa: por que vc ainda não pode começar o ballet? O ideal seria mesmo começar com aulas o quanto antes! Se vc mora em Sampa, por favor, apareça em uma aula grátis sem compromisso comigo, sexta a noite ou sábado de manhã. Se mora em outro lugar, procure uma escola ou academia de confiança e vamos lá!!!! Passe aqui para contar sua experiência, heim?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela disponibilidade, Renata! Mas eu vivo em São Miguel, no arquipélago dos Açores :/ Conheço duas academias aqui, não sei se têm assim tanta qualidade, mas o meu problema é outro, tive que fazer uma escolha. Quando eu tinha 6 anos, a minha mãe tentou me inscrever no ballet,mas por causa dos horários não consegui entrar (na altura só existia em Ponta Delgada, e vivo um pouco longe dessa cidade). Acabei por me matricular numa academia de música e, mais tarde, no Conservatório, onde ainda estou. Ter aulas de ballet ia preencher ainda mais o meu horário, pelo que ainda não me inscrevi.
    Espero começar a dançar depois de acabar a faculdade (ou seja, daqui a uns 6 anos :S), depois de acabar o conservatório e estudos.
    Enfim, vontade não falta, mas tenho que tentar fazer as coisas de modo que não prejudique as várias actividades em que me envolvo

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    Bem... como vc já tem um projeto de carreira e o ballet vai ser um hobby, uma paixão, sugiro que você comece agora, mas fazendo 1 vez por semana, em uma aula de uma hora, uma hora e meia. Qdo tiver disponibilidade para se dedicar mais você aumenta sua carga horária. Vc tem muita vontade e acho que essa atividade lhe fará muito bem e pode até ajudá-la a se concentrar melhor nos seus outros estudos. Passe por aqui para se informar de vez em quando e pergunte o que quiser!
    Espero ter ajudado!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo conselho! Este Verão devo fazer fisioterapia (tenho um desvio na coluna), por isso não acredito que seja a melhor altura para começar. Quando já estiver com uma boa postura vou ver o que consigo fazer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Estava precisando muitooooooooo de exercício eficases sobre elevação de perna...se tiver mais eu agradeço...
    Amei o blog
    Bjos Helena

    ResponderExcluir
  8. olá, prof. renata
    eu tenho 17 anos, egosto muuiiito de dançar
    posso começar balé com essa idade, e mas tem escolas que pegam alunos nessa faixa etaria?
    eu me esforço bastante nos alongamentos(sou atleta), consegui aumentar 7cm de flexibilidade hoje tenho mais equilibrio, vejo videos no you tube fico tentando imitar repetindo até ter um resultado prox. ainda nao consigo ficar muito tempo na ponta do pé nem fazer abertura mas to tentando,

    qual o conselho me daria?

    ;) bjs paty obg

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty! Pode começar nessa idade SIM!!!!
    Se estiver em Sampa pode tentar uma das minhas aulas
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena! Estou trabalhando em outras postagens... Seu pedido está anotado!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Renata, boa tarde
    Sou o Pedro tenho 15 anos e faço ballet a um mês. E já sinto muita diferença, porém tenho muita massa corpórea, não gordura músculos mesmo. Gostaria de saber se isso irá me atrapalhar no ballet?

    ResponderExcluir