Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

alongamento para bailarinos



ALONGAMENTO



Os benefícios do alongamento são tão grandes para as pessoas comuns como para os atletas ou bailarinos profissionais. As razões anatômicas para o alongamento são inúmeras. O alongamento deve estar sempre associado ao relaxamento. Um corpo saudável e descansado, relaxado apresenta-se com uma musculatura alongada e estrutura óssea alinhada. No alongamento, visamos o equilíbrio e a extensão em todos os grupos musculares. Quando feito com regularidade, o alongamento favorecerá a circulação, aumentará o percurso do movimento e o corpo ficará mais relaxado. Sem contar as tão sonhadas linhas que os bailarinos almejam em sua performance...
Os bailarinos e também os atletas beneficiam-se muito com o alongamento, uma vez que os músculos têm mais força quando as fibras musculares do indivíduo estão num comprimento maior durante a contração. Essa comprovação estudada por Steven D. Stark em seu livro "The Stark Reality of Streching" desmistifica a crença de que alongamento e força são antagônicos. Hoje em dia sabe-se que o alongamento potencializa a força.
Para quem não é bailarino, os alongamentos podem se tornar uma segunda natureza. Como um gato, que está constantemente alongando suas patas e coluna, devemos fazer alongamento para relaxar a coluna e os músculos e evitar problemas à medida que envelhecemos. Devemos recuperar essa habilidade, hoje!


No dia a dia os músculos encurtam-se com atividades leves, como simplesmente sentar, ou fortes, como correr uma ladeira para pegar um ônibus. É muito importante alongar os músculos rígidos - fazendo com que voltem para a posição de descanso. A rigidez da musculatura das costas, bem como dos membros influenciam o movimento da coluna lombar e da pélvis, causando dor; o que normalmente ocorre após um dia todo de trabalho sentado. Se essa rigidez for assimétrica, ou seja, se a pessoa passar muito tempo utilizando um braço só (como quem usa demasiado o mouse) ou ainda uma perna mais do que a outra (como uma costureira ou um motorista), as dores são ainda maiores. Além disso, o encurtamento do músculo pode afetar articulações e os ligamentos em torno dele, acarretando lesões recorrentes, postura incorreta e dor. Alongue-se já. Pare e espreguice-se agora!






  • Dicas para alongamento:

    Comece com um aquecimento: uma caminhada ou mexa suas articulações levemente (rodando suavemente a cabeça, as mãos, os tornozelos, a coluna, enfim: comece movimentando o corpo todo!)


  • Em seguida, alongue pequenos músculos. Ex: puxe um braço/ segure a mão com seus dedos para cima/ segure um dos pés até o glúteo e alongue a coxa/ etc.)


  • Então faça os movimentos que envolvem mais grupos musculares. Vá indo gradativamente!



Super dicas:



  • Faça exercícios de alongamento com suavidade. Todo alongamento deve ser feito relaxado!



  • Tente manter a tensão somente nos músculos alongados, relaxando o corpo.



  • Fique atento com o alinhamento muscular e ósseo durante o alongamento.



  • Isso não é uma competição. Ajuste cada alongamento de acordo com seu corpo, sem se comparar com a professora ou alguma colega.


  • Use a expiração para facilitar a progressão suave no alongamento.


  • Fique bastante tempo (mínimo de 2 minutos) em cada postura pois isso vai ajudar a aumentar a amplitude do seu movimento.


  • Regularidade: faça 30 minutos, 2 vezes por semana!




16 comentários:

  1. estava procurando blogs sobre dança e achei esse. bem legal!
    vou acompanhar sempre que possível!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lehli! Seja bem-vinda e se desejar pode postar suas perguntas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oii, Renatinha!! muito legal o seu blog! sou sua seguidora!!! parabéns! visite o meu!! super beijo.
    http://annatanajura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero postar aqui a resposta de uma pergunta feita em outro tópico e que pode ser de interesse de outras pessoas que estão aqui lendo sobre alongamento:
    23 de dezembro de 2009 02:09
    sama disse...
    euu
    quero saber como faz um espacate e vc tamdo
    no 1 ano de ballet

    ResponderExcluir
  5. Bem Sama, o spacatto é também conhecido como grand eccard, ou abertura total das pernas. Esse movimento, para ser executado, depende do alongamento que a pessoa tem. Cada indivíduo tem sua flexibilidade, o que depende de vários fatores e nisso vc não pode se comparar com outras pessoas. Cada bailarina vai levar um tempo até conseguir fazê-lo. O importante a saber é "TODA PESSOA, EM QUALQUER IDADE, SE PRATICAR CORRETAMENTE, PODE MELHORAR SEU ALONGAMENTO ATUAL E PROGREDIR SEMPRE!" Minha sugestão para vc é seguir as dicas que coloquei na postagem acima e praticar todos os dias!
    Depois me conta quando conseguir!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  6. eu comprei uma sapatilha faz uma semana, e ela dói mto mto mto soh um pé.... e eu tava pesquisando imagens de pessoas dançando e tal... e todass as footos a sapatilha parecia ser tipooo quebradaa....a minha naum dobraa naum dá nem pra andar quase,,, ela eh mtoo dura,,,será qee eu tenho qee qebraar elaa ??

    vcss poodem me ajudarr entãoo ?

    ah a minha sapatilha eh da capezioo...

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!
    Imagino que seja uma ponta que vc está falando... Bem aconselho vc iniciar na ponta sob supervisão de uma professora ou professor experiente que vai lhe ensinar como quebrar sua sapatilha. Ela DEVE ser quebrada antes de começar os trabalhos para que vc não se machuque!
    Espero ter ajudado
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. olá Meu nome é Rafael e eu gostaria muito de conseguir fazer a abertura completa...
    Mas não encontro de forma alguma na internet exercícios exatos de alongamento que trabalhe a abertura das pernas.
    Gostaria de saber se Você poderia me passar alguns movimentos =D
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafael. Comece aquecendo-se com uma caminhada leve, ou se estiver numa sala, apenas movendo suas articulações (pescoço, ombros, cotovelox, punhos, coluna, quadril, joelhos, tornozelos). Faça então alongamento leve, sentado, com as pernas afastadas.
    Tente a abertura total (até onde vc consegue ir? Observe, aceite).
    Deite-se de costas nos chão com os glúteos e as pernas a poiadas em uma parede. Afaste as pernas ao máximo. Ligue o som ou pegue um livro e fique aí, deixando a força da gravidade empurrar suas pernas para baixo.
    Depois de 2 músicas ou 2 capítulos ou quando não aguentar mais afaste-se da parede.
    Tente a abertura total novamente(até onde vc consegue ir? Já melhorou um pouco?). Relaxe
    Faça isso todos os dias ou, no mínimo 3 vezes por semana. Observe seu progresso, depois venha aqui nos contar!
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  10. gostei do seu blog queria saber mais sobre alongamentos pois trabalho numa banda de forro romântico que envolve muito o jass e Ballet ,e queria aperfeicoar o meu entende ? meu e-mail zeck.eliteslz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Zeck! Desculpe a demora em responder, mas eu nao estava conseguindo comentar, entao instalei o navegador google crome e agora esta tudo funcionando no blog kkkkk
    Vou ver se tenho alguma apostila de alongamento aki, te envio por email!
    Muito obrigada por postar no blog do ballet!

    ResponderExcluir
  12. Olá Prof Renata, eu voltei o ballet e jazz nesta segunda, depois de 5 anos que me afastei, estava pesquisando sobre alguns detalhes e encontrei seu blog, amei todas a dicas, o meu sonho é usar sapatilhas de ponta e fazer grand eccard, se você puder me enviar alguns exercicios de alongamento que me ajudarão nessa parte eu agradeço!
    Meu email : leticia.barretto.alegretti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Professora Renata, achei muito interessante seu blog, gostaria que me desse algumas dicas sobre como se soltar mas nas danças ministeriais, pois comecei agora a dançar.
    Meu i-mail: Ernanpassos1998@gmail.com
    Desde já agradeço :D

    ResponderExcluir
  14. Amei seu blog. Estava procurando dicas de alongamento, pois embora bem madura, não perdi minha esperança e desejo de de voltar a dançar, e estou procurando meios para preparar meu corpo para isso.
    Grande abraço e parabéns pelo blog.
    Anna

    ResponderExcluir