Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009






Como escolher uma boa escola de ballet para sua filha (o)?

Essa é uma dúvida muito frequente entre as mães não-bailarinas que querem matricular uma criança ou adolescente numa escola de ballet.

Pois bem: aqui vão algumas dicas:






1- Sobre a estrutura:



O mais importante numa sala de ballet, jazz, contemporâneo e outras danças em geral é o piso. Quanto mais tempo a pessoa for passar dentro dessa sala tanto maior a importância do piso adequado. Ele deve ser de madeira para melhor absorção do impacto e NUNCA de concreto. Se for apenas madeira (compensado, mdf ou assoalho) é fundamental ter sempre aos pés uma caixa de breu. Ele é usado para não escorregar demais. O que os bailarinos gostam mesmo é que esse piso seja revestido de linóleo, que se trata de um emborrachado próprio para dança. Veja maiores informações aqui: http://www.dancabrasil.com.br/resultadobusca.php?categoria=6



Verifique outras questões como as barras, ventilação, iluminação, vestiários, baheiros, armários etc.






2- Sobre o profissional:



Não importa se a escola tem nome! Procure saber quem é o professor que dá as aulas. Qual sua formação, há quantos anos leciona, qual o método que usa... Assista a uma aula.






3- Sobre a aula:



Assista a uma aula e pergunte ao professor sobre o plano de curso, o que vai ser aprendido, como é dividida, quais as músicas que ele usa, quanto tempo será dedicado a ensaios. Procure saber se essa turma é adequada à idade da sua filha ou filho.






4- Sobre o método:



Pergunte à recepcionista ou à professora se a escola prepara para os exames de algum método. Veja se o certificado que a escola emite é válido ou é apenas um papel impresso em computador. Eu particularmente não acredito que o principal seja o método utilizado pois mesmo nas melhores escolas existem professores desqualificados. Um bom professor é que faz toda a diferença!

5 comentários:

  1. Adorei seu blog!!!
    E achei otimo vc ter colocado as dicas de como escolher a escola de baleet para os filhos!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gi! Minha querida amiga e ex-aluna, não é mesmo? Amei a foto do boitatá!
    Quando for matricular Amanda já pode consultar o blog com essas e outras dicas que pretendo postar!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. será que me pode informar de uma questao qual a altura a que deve estar as barras de apoio? obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu Blog minha filha dança a algum tempo e ama o balet nós a colocamos na aulas depois d emuita insistência dela que desde pequena demonstra muita dedicação e talento para a arte da dança vou encaminhar um link de uma apresentação dela se possivel me indicar uma boa escola de balet em curitba para que ela possa desenvolver ainda mais esta arte.
    http://www.youtube.com/watch?v=CIPxUAsB9Fs
    Muito grata
    Carla Regina

    ResponderExcluir
  5. Carla Regina sua filha é um talento, que graça! Olha, em Curitiba eu conheço apenas de nome a escola do Teatro Guaíra. Você já tentou? Caso não seja possível, procure uma escola que ofereça o método Royal, pois é um método sério que faz intercâmbio para que examinadores de outras partes do mundo avaliem os alunos. Dessa maneira sua filha terá uma formação continuada e reconhecida no mundo todo! espero ter ajudado!

    ResponderExcluir